O primeiro palhaço negro do Brasil na Sapucaí

30 Apr 2019

 

No próximo Carnaval, o Salgueiro fará uma homenagem a Benjamin de Oliveira, com o enredo sobre o primeiro palhaço negro do Brasil. Em 2020, completam-se 150 anos do nascimento do artista mineiro.

Nascido pobre em Pará de Minas (MG), Benjamin superou o preconceito para se tornar um dos maiores artistas do Brasil no início do século 20. Era filho de mãe escrava e pai capataz. Fugiu com a trupe de um circo até chegar ao Rio de Janeiro, onde fez fama e chamou atenção de gente poderosa. Morreu na então capital federal em 1954.

 

O enredo pode abrir espaço para o carnavalesco Alex de Souza falar sobre racismo e intolerância. Em 2017, um episódio envolvendo Benjamin foi, inclusive, emblemático: a estátua do artista em sua cidade natal foi vandalizada com pichações de suásticas nazistas.

 

O anúncio oficial acontecerá no dia 5 de maio, mas o Salgueiro já publicou nas suas redes sociais nesta quarta-feira, 24, a primeira pista: uma foto antiga de Pará de Minas e os versos: “Inspire-se e seja inspiração. Sorria e faça sorrir. Sonhe sempre!”

 

Benjamin já foi homenageado na Marquês de Sapucaí: em 2009, o palhaço foi o enredo da São Clemente, então no grupo de acesso. O desfile foi desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Alexandre Louzada.

 

Ainda que o enredo não seja totalmente inédito, pesa o fato de que uma homenagem no Grupo Especial tem maior peso e visibilidade. Além disso, a discussão sobre racismo e intolerância se tornou muito mais densa nos últimos anos no Brasil, sobretudo pelo avanço da extrema-direita política.

 

-- 

 

A matéria, de autoria de Romulo Tesi, foi reproduduzida na íntegra a partir do link: https://setor1.band.uol.com.br/primeiro-palhaco-negro-do-brasil-sera-homenageado-em-enredo-do-salgueiro/

Please reload

Destaque

TECNOLOGIA: Um circo de insetos que gera energia? Será verdade?

17 Oct 2017

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
FALE COM A GENTE! 
Atendimento Comercial: Segunda a Sexta, de 10h às 19h
churumellocircus@gmail.com  (21) 4141-2248 
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
SIGA A CHURUMELLO CIRCUS