Você sabe por que comemoramos o Dia do Circo em 27 de março?

19 Mar 2018

 

 

 

          

"Vai, vai, vai começar a brincadeira / Tem charanga tocando a noite inteira / Vem, vem, vem ver o circo de verdade / Tem, tem, tem picadeiro e qualidade (...)"

 

 

Todos os anos, no dia 27 de março, comemoramos o Dia do Circo. Mas você sabe por que esta data foi escolhida? Não? Então continue lendo...

Em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, nascia Abelardo Pinto - que acabou se tornando mais conhecido como Palhaço Piolin. Filho de artistas circenses, sua infância foi dentro do picadeiro, sempre envolvido nas mais diversas atividades, tendo aprendido, sob a lona do Circo Americano:  ciclismo, salto, casaca de ferro, equilibrismo, acrobacias e contorção - ocasiões em que se apresentava como 'o menor contorcionista do mundo'.

 

Mas foi quando o palhaço do circo foi embora que Abelardo foi convocado por seu pai para fazer sua primeira aparição, decidindo, logo depois, assumir a profissão de palhaço. A partir deste momento, Piolin se tornou um sucesso, sendo considerado um mestre na arte de fazer o povo rir e sendo consagrado como 'Imperador do Riso'.

 

Em 1957, Piolin deu uma entrevista à Folha de São Paulo: "Não fui como os outros meninos, que entravam no circo por baixo do pano. Nasci dentro dele e levava uma vida que causava inveja aos outros garotos.” Na mesma ocasião, o artista fez uma revelação: seu maior sonho era ser engenheiro. Queria construir casas, pontes, estradas e castelos. Construiu apenas castelos de sonhos de muita gente. “Sou, de qualquer maneira, um engenheiro e estou feliz com isso.

 

 

 

Em 1929, Piolin foi eleito pelos movimento modernista como o mais legítimo representante da arte popular brasileira da década de 20, sendo considerado um 'revolucionário do picadeiro.

 

A foto ao lado mostra um banquete promovido pelos modernistas em sua homenagem.

 

 

E para incrementar este delicioso passeio pela história do circo, nós selecionamos algumas imagens que ilustram a vida e obra do Palhaço Piolin. Aproveitem! 

 

 

 

 

Fontes:

http://www.wikipedia.org

http://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/ult180598035.htm

https://www.iar.unicamp.br/docentes/luizmonteiro/piolim.htm

 

 

Please reload

Destaque

TECNOLOGIA: Um circo de insetos que gera energia? Será verdade?

17 Oct 2017

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
FALE COM A GENTE! 
Atendimento Comercial: Segunda a Sexta, de 10h às 19h
churumellocircus@gmail.com  (21) 4141-2248 
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
SIGA A CHURUMELLO CIRCUS