top of page

Você sabe por que comemoramos o Dia do Circo em 27 de março?

"Vai, vai, vai começar a brincadeira / Tem charanga tocando a noite inteira / Vem, vem, vem ver o circo de verdade / Tem, tem, tem picadeiro e qualidade (...)"

Todos os anos, no dia 27 de março, comemoramos o Dia do Circo. Mas você sabe por que esta data foi escolhida? Não? Então continue lendo...

​​

Em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, nascia Abelardo Pinto - que acabou se tornando mais conhecido como Palhaço Piolin. Filho de artistas circenses, sua infância foi dentro do picadeiro, sempre envolvido nas mais diversas atividades, tendo aprendido, sob a lona do Circo Americano: ciclismo, salto, casaca de ferro, equilibrismo, acrobacias e contorção - ocasiões em que se apresentava como 'o menor contorcionista do mundo'.

Mas foi quando o palhaço do circo foi embora que Abelardo foi convocado por seu pai para fazer sua primeira aparição, decidindo, logo depois, assumir a profissão de palhaço. A partir deste momento, Piolin se tornou um sucesso, sendo considerado um mestre na arte de fazer o povo rir e sendo consagrado como 'Imperador do Riso'.

Em 1957, Piolin deu uma entrevista à Folha de São Paulo: "Não fui como os outros meninos, que entravam no circo por baixo do pano. Nasci dentro dele e levava uma vida que causava inveja aos outros garotos.” Na mesma ocasião, o artista fez uma revelação: seu maior sonho era ser engenheiro. Queria construir casas, pontes, estradas e castelos. Construiu apenas castelos de sonhos de muita gente. “Sou, de qualquer maneira, um engenheiro e estou feliz com isso.

Em 1929, Piolin foi eleito pelos movimento modernista como o mais legítimo representante da arte popular brasileira da década de 20, sendo considerado um 'revolucionário do picadeiro.

A foto ao lado mostra um banquete promovido pelos modernistas em sua homenagem.

E para incrementar este delicioso passeio pela história do circo, nós selecionamos algumas imagens que ilustram a vida e obra do Palhaço Piolin. Aproveitem!

Fontes:

Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page